Checklist

ferramentas-para-hortaVocê já deve ter percebido como as pessoas ao seu redor estão cada vez mais doentes, sem paciência, acima do peso e estressadas, sem falar o grande índice de câncer em todo planeta.

Boa parte destes problemas vem da alimentação, hoje boa parte da alimentação é composta por produtos industrializados, mas o mais complicado é que nem os chamados “naturais” estão com qualidade suficiente para nos nutrir sem fazer mal a saúde.

Hoje de acordo com o Inca, Instituto Nacional do Câncer, cada brasileiro consome em média 5 litros de agrotóxicos por ano e todo este veneno vai parar em nosso corpo, nos causando as mais diversas doenças e na pior delas um grave câncer que pode nos levar a morte.

A agricultura convencional sem fiscalização tem trazido um mal para a humanidade e toda a natureza.

A boa notícia é que eu quero te mostrar como evitar o consumo de “todo este veneno” que chega a nossa mesa diariamente, quero te ajudar como montar uma Horta Orgânica em sua casa sem necessidade de local especial ou grandes preparos.

Vantagens da Horta Orgânica

Além dos benefícios para você e sua família, a horta orgânica reduz o lançamento de poluição no solo, lençóis freáticos, águas e até animais. Assim você pode de forma sustentável melhorar sua alimentação e contribuir para o meio ambiente, veja outros benefícios:planta-em-vaso

  • Alimentação sem veneno
  • Contato com a terra e alívio do stress do dia a dia
  • Estimula a prática de exercícios físicos
  • Auxilia na saúde mental e melhora a concentração
  • Aproxima a família, pois em uma plantação a atividade é compartilhada
  • Descoberta de novas sensações, podendo tornar-se seu novo hobby

Os 5 conhecimentos essenciais para montar sua Horta Orgânica

Antes de começar o seu projeto, certifique-se que tenha o conhecimento necessário para que tudo dê certo e você não faça como várias pessoas que desperdiçam tempo e dinheiro em algo que não sabem.

Para isso elaborei um checklist com os conhecimentos essenciais para tudo funcionar muito bem.

Conhecimento 01: Escolha do local

Começamos do básico, você precisa entender as diferenças existentes entre a agricultura convencional e a orgânica. Isso é importante pois irá influenciar diretamente em cada tomada de decisão que você terá daqui pra frente. Como por exemplo a escolha do local ideal para o plantio.

Considere a iluminação solar, o espaço disponível, a proximidade de fonte de irrigação, etc.

Conhecimento 02: Como preparar a terra da

Estudar o que são macro e micronutrientes, também deverá aprender a preparar a terra para canteiros e vasos (importantes para pequenos espaços).plantando-as sementes

Conhecimento 03: Os segredinhos da colheita, poda e regras para uma eficiente adubação

Aprender como fazer a rega sem saturar a terra, métodos de adubação natural e a forma correta de realizar a colheita e poda.

Conhecimento 04: Como controlar as pragas

O que são pragas e de onde elas vêm, principais tipos e como evitá-las.

Conhecimento 05: Como combinar vários tipos de plantas

As combinações que dão certo em uma horta orgânica, principais ervas e temperos e ferramentas para utilização no trabalho.

Plantação em Apartamentos

Pois bem, na internet você pode encontrar diversos tutoriais e livros ensinando essas coisas, mas encontrar as informações confiáveis e organizadas pode não ser tão fácil.

Eu recomendo fortemente o curso da Carolina Mazzei, o curso Mãos a Horta. Lá ela explica exatamente, passo a passo e de forma simples tudo que você precisa saber para fazer o cultivo na sua própria casa.

Todas as informações com detalhes e suporte para você dar esse importante passo na melhoria da sua saúde.

Então, vamos começar?


Comments are closed.