Horta Orgânica Em Sua Casa

Uma coisa bem engraçada que acontece quando chamo os amigos para almoçar na minha casa é a cara que eles fazem quando busco um alface na minha horta orgânica na varanda para fazer a salada.

Eles sempre ficam impressionados e ao mesmo tempo empolgados para fazer a mesma coisa na casa deles. “Como começo? O que devo fazer? Dá pra fazer no meu apartamento?”.Ter sempre verduras frescas em casa é mais simples do que parece

Também questionam sobre a diferença dos alimentos orgânicos na nossa vida e principalmente dos custos envolvidos na alimentação saudável.

É fato que muita gente ainda pensa que ter isso em casa pode dar muito trabalho ou então que seria muito mais fácil comprar comida pronta no supermercado.

Pensando nisso resolvi escrever esse texto, já que muitas pessoas devem ter essas mesmas dúvidas e no final você terá as informações necessárias para começar sua própria horta orgânica.

Agricultura Orgânica Vs Agricultura Convencional

Cada vez mais vemos na mídia os perigos encontrados nos alimentos que consumimos. A sensação que comemos comida envenenada acaba sendo maior a cada dia que passa, e isso pode até ser uma coisa boa. Afinal, muitas pessoas até hoje não percebem como estamos comendo mal.

Uma coisa é certa, para suprir a demanda da indústria alimentícia, os produtores rurais precisam fazer com que a sua produção aconteça em larga escala. E para que isso aconteça faz-se o uso de fertilizantes e agrotóxicos que além de combaterem pragas causam outros males. Plantação

O cultivo tradicional ataca diretamente a qualidade dos produtos, contamina o solo, os lençóis freáticos e rios e principalmente todos que consomem esses produtos.

Já a agricultura orgânica é realizada justamente com essa preocupação.

Alimentos mais saudáveis, sustentáveis, em harmonia com o meio ambiente e sem venenos.

Os alimentos orgânicos vem conquistando cada vez mais espaço entre os consumidores que buscam uma alimentação mais saudável.

Alguns estudos também mostram que esses alimentos acabam sendo mais nutritivos e saborosos.

No artigo sobre o tema na Wikipedia também é falado sobre o movimento de regularização da atividade em diversos países do mundo como Japão, Estados Unidos, Suíca, União Européia, Austrália e Brasil.

E como consumir mais produtos orgânicos?

A forma mais fácil é procurar nos supermercados ou nas feiras. A cada dia a sua oferta ocupa mais espaço nas bancas e prateleiras dos principais comércios da região.

Outra forma interessante é procurar na sua região a existência de associações ou mesmo sítios ou chácaras que produzem e vendem diretamente a sua produção para o consumidor final. Existem alguns produtores que inclusive oferecem planos mensais para entrega semanal de verduras em sua casa.

Por fim, você também pode adotar a mesma coisa que eu faço. Que é produzir o seu próprio alimento orgânico em casa. Além de ser simples, vale muito a pena, já que o custo da alimentação saudável pode ser um pouco mais alto do que a tradicional.

O alimento orgânico é mais caro?

Sendo direto, sim, é mais caro na maioria das vezes. Mas o custo de comer veneno a vida inteira pode ser muito maior no futuro. Uma alternativa é produzir alimentos orgânicos em casa

A boa notícia é que a diferença dos custos envolvidos na produção tem diminuído. Porém, ainda existem diversos fatores que fazem com que o cultivo orgânico tenha um custo maior:

  • A produção depende muito mais do trabalho manual, que precisa realizar o manejo de maneira mais frequente
  • Normalmente as áreas de plantio são pequenas, o que desfavorece o ganho em escala
  • A terra e seus microorganismos são respeitados, portanto, são utilizadas com menos intensidade
  • A oferta de insumos ainda não acompanha a demanda crescente dos alimentos orgânicos, fazendo com que os custos de produção aumentem

O constante aumento da demanda e da tecnologia podem fazer com que essa diferença de preço diminua em pouco tempo.

Bom, de qualquer forma, acredito que não dê para esperar né? Se você cresceu como eu, já consumimos mais veneno do que o suficiente rs

Então procure as feiras especializadas, vá diretamente aos produtores ou então produza o seu próprio alimento. Essas são as alternativas que mais podem reduzir o seu custo com a sua saúde.

E como fazer uma horta orgânica em casa?

Muitas pessoas não tem nem ideia de como começar a fazer uma isso em casa. Acham que não tem espaço, ou então que vai dar muito trabalho. Porém a verdade é que tudo isso é muito mais simples do que elas imaginam.

Neste artigo eu faço um checklist dos principais passos que você deve considerar para montar sua própria horta orgânica.

Desenvolver a sua própria fonte de alimentação saudável vai muito além da economia nos gastos com comida.

O manejo da terra, o cuidado com a plantação, acaba sendo uma grande terapia. Já li diversos artigos falando sobre como essa atividade pode ajudar no alívio do estresse e da pressão do dia a dia. Realmente passei a me sentir muito melhor depois de começar a trabalhar com meus vasinhos. 🙂

Moro num apartamento, posso ter uma horta? Horta Orgânica no Apartamento

Claro! Desde que tenha um espaço onde suas plantas possam receber pelo menos 4 horas de sol por dia.

Se a questão for o espaço, isso também não é uma preocupação.

Porém, por conta disso você provavelmente não conseguirá cultivar todas as culturas que pretende. Essa é a única limitação.

Por exemplo, você tem uma parede que pega Sol durante a manhã toda. Nada te impede de cultivar temperos e ervas aromáticas nesse local. Quanto maior o espaço destinado ao plantio, maior as possibilidades.

A Carolina Mazzei, criadora do curso Mãos a Horta, diz que com 1 metro quadrado bem aproveitado já dá pra alimentar duas pessoas! Ela diz que o segredo é fazer com que as culturas cresçam ajudando uma a outra.

A alimentação orgânica é mais do que uma tendência, é uma necessidade.

Devido aos altos custos que ainda são praticados no mercado uma das opções para consumir alimentos saudáveis sem precisar investir tanto é produzindo o seu próprio alimento. Que além de mais saborosos, nutritivos e sem venenos, proporcionará um grande período de prazer e satisfação.

Então, que tal arregaçar as mangas e começar a trabalhar para ter uma alimentação mais saudável?

Caso queira mais informações para começar o quanto antes a sujar as mãos eu fortemente indico o curso da Carol (veja o vídeo abaixo). Ela explica tudo direitinho e de forma organizada. Clique aqui para saber mais sobre o curso. 

E boa sorte!


Comments are closed.